A noite de 1 de julho de 2020 foi mais um marco na história do Flamengo. Desta vez, também fora de campo: ao vivo, a FLA TV protagonizou a maior transmissão esportiva da internet, que exibiu a vitória de 2 a 0 do rubro-negro sobre o Boavista, pela quinta rodada da Fase de Grupos da Taça Rio, no Maracanã.
Em território nacional, cerca de 14 milhões de espectadores visualizaram a partida transmitida pela FLA TV no YouTube e replicada pelo clube no Facebook e no Twitter. A tecnologia streaming superou a audiência alcançada pela TV aberta que mostrou o confronto entre Botafogo e Portuguesa. No exterior, a exibição ocorreu pelo sistema pay-per-view e pela plataforma MyCujoo.
Às 22h15 dessa quarta-feira, mais de 2,2 milhões de espectadores acompanharam a transmissão simultaneamente. Até então, esse record nas mídia sociais pertencia ao jogo entre o Grêmio e o Internacional, que registrou público de 2,1 milhões em maio deste ano, durante a Libertadores.
No Twitter, a hashtag #EuAssistoNaFlaTV ficou no topo dos Trending Topics. Além disso, o canal no YouTube saltou de 3,6 milhões de inscritos para 4,2 milhões, se aproximando da meta de superar o Liverpool (4,8 milhões).
A narração ficou por conta de Emerson Santos e, os comentários, foram de Alexandre Tavares. O campeão mundial Raul Plassmann participou como comentarista convidado.
MPV – A exibição pela FlaTV é amparada pela Medida Provisória (MPV) nº 984, de 18 de junho de 2020, que estabelece: “pertence à entidade de prática desportiva mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”.
Lena Marinho