FLA Philadelphia: Consulado jovem em um contexto histórico

Existem mais de 400 Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra. Além do Brasil, outros 21 países possuem grupos de torcedores que se reúnem para assistir aos jogos, torcer e comemorar as conquistas do Flamengo. Um desses movimentos é a FLA USA Philadelphia que, na mesma intensidade que vibra pelo clube, carrega uma genética cheia de história.

A FLA USA Philadelphia foi nomeada Consulado da Nação em 1 de junho de 2018. A torcida pertence à cidade mais populosa do Estado norte-americano da Pensilvânia: a Filadélfia (Philadelphia, em inglês) – também chamada de Philly e Cidade do Amor Fraternal (City of Brotherly Love, em inglês) –, a quinta maior dos Estados Unidos, com cerca de 1,6 milhão de habitantes.

Philly é uma das cidades norte-americanas mais antigas. Em 1776, foi palco da Independência do país. Também protagonizou momentos marcantes como a constituição e fundação dos Estados Unidos. Hoje, além de ser um símbolo histórico, é um centro educacional e econômico, referência em biotecnologia, palco de artes e desejado destino turístico. Foi cenário de filmes memoráveis como o “Rocky Balboa”, estrelado por Sylvester Stallone.

Para o fundador e presidente da FLA Philadelphia, Marcelo Batista, a presença de um consulado em uma cidade consagrada e situada em país desenvolvido demonstra a dimensão alcançada pelo clube. “Como consulado, somos recentes, mas já estamos escrevendo uma trajetória compatível com a da nossa cidade-sede. Com muito orgulho, somos embaixadores dos valores sociais do Flamengo e imprimimos isso em nossas ações”, destaca.

Ainda de acordo com Batista, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades do consulado estão sendo redimensionadas e, em breve, um novo calendário entrará em vigor.

Mundo – A marca do Flamengo foi internacionalizada e, atualmente, contabiliza cerca de 30 mil pessoas cadastradas no projeto Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra mundo afora – Angola, Estados Unidos (com 13 grupos), Cingapura, Itália, China, Bolívia, Peru, Canadá, Portugal, Argentina, Paraguai, Inglaterra, Colômbia, Austrália, Irlanda, Espanha, Israel, França, Bélgica, Nova Zelândia e Qatar.

Lena Marinho

Related Posts

Sobre este autor